Dúvidas frequentes

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RESPOSTAS ÀS DÚVIDAS E SOLICITAÇÕES:

Normalmente tento ir respondendo ao longo da semana, mas devido ao intenso ritmo de atendimentos as vezes somente consigo atender às respostas na sexta-feira.

 

TEMPO E ORGANIZAÇÃO:

Na minha opinião, com base em experiência com os pacientes, a organização é a parte mais frágil na manutenção do plano alimentar; ter os alimentos corretos na hora certa requer planejamento prévio, portanto organize seu tempo para providenciar e preparar sua alimentação.

 

COMO UTILIZAR A LISTA DE SUBSTITUIÇÕES:

Quando montei sua dieta, pensei nela como um croqui passando para você a gestão da substituição afim de que você consiga fugir dos mesmos alimentos todos os dias. Para substituir um alimento da dieta basta procurá-lo na lista de substituição e utilizar outro (ou mais de 1) do mesmo grupo na mesma quantidade prescrita. Ex.: Arroz integral 100g pode ser substituído por Batata doce 100g ou Abóbora 50g + Feijão 50g.

 

DOCES, MASSAS E FRITURAS:

Os maiores antagonistas de uma alimentação saudável, melhor evitá-los, entretanto sei que existe prazer nesses alimentos, não me oponho a 1 refeição livre por semana com moderação. Aos doces, sugiro como SOS chocolate 70%, bananada sem açúcar ou paçoquita diet; massas integrais, e frituras o mínimo possível.

 

SE ESTOU TRISTE COMO, SE ESTOU FELIZ TAMBÉM:

O alimento não precisa ser antidepressivo ou desculpa por estar triste ou feliz. Alimento é união, se possuir rotina saudável, coma sem culpa aquela comida que te traz prazer ou conforto. Perdeu uma refeição pegue a próxima programa e dê sequência.

 

QUANTIDADE X PESO X BALANÇA DE ALIMENTOS:

Não gosto de utilizar medidas caseiras (colher de sopa, palma da mão...) porque não existe padronização nelas, provavelmente a colher de sopa da sua casa é diferente da minha que é diferente do restaurante. Quando pesamos os alimentos fazemos isso por algumas semanas até ganharmos noção visual e depois não precisará pesar todos os dias, além de permitir comer exatamente o que necessita, nem mais nem menos.

 

PREPARAÇÕES CRIATIVAS, GOSTOSAS E SAUDÁVEIS:

Não existe problemas em adaptar sua dieta, o croqui, para uma preparação mais elaborada. Sopa, suflê, creme. Exemplo: Uma dieta que foi proposto 50g de Arroz Integral e 50g de Feijão com 100g de frango grelhado pode ser adaptado por uma porção de 200g de Escondidinho de aipim com carne moída. Sugiro comprar ingredientes para montar uma porção maior e dividir em porções equivalentes à sua dieta.

 

COMO MONTAR UM PRATO BONITO E ATRATIVO:

A variedade e a criatividade são importantes. Os legumes tipo A são os mais coloridos, e quando utilizados técnicas básicas, como Salteamento, ficam bonitos e extremamente saborosos. Variar os alimentos e combinar cores é uma excelente idéia.

 

QUANDO SAIR PARA COMER FORA – EVENTOS SOCIAIS:

Evitar exageros e rodízios são sempre boas ideias. Legumes do tipo A são opções que dão volume e saciedade com margem de segurança maior para erros. Tentar correlacionar sua dieta prescrita com algo equivalente na rua, exemplo “arroz integral e purê de batata baroa”. Normalmente sugiro que tenha 1 refeição livre na semana, se for a sua apenas aproveite.

 

FINAL DE SEMANA PRECISA MANTER A DIETA:

Nosso organismo não sabe o que é sábado, domingo ou feriado, portanto é necessário a regularidade da alimentação. Muito comum algumas pessoas aproveitarem o final de semana para dormir um pouco mais, nesses casos é normal e sem problemas suprimir um refeição ao longo do dia, ou transportá-la para outro momento caso durma mais tarde.

Dúvidas alimentação

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