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  • Dr Carlos Eduardo Santana

Alimentação e hábitos de vida e seu papel para uma melhor imunidade.

A sistema imunológico é composto pelas células da série branca do sangue, que possuem ação direta sobre um patógeno (bactéria, vírus, vermes, fragmentos alimentares) ou pela produção de anticorpos.

Assim como todo nosso organismo requer atenção para que sua atividade seja maximizada, o que não quer dizer que o sistema imune passará a atuar e níveis acima do normal, não, a ideia principal é proporcionar um metabolismo favorável para que tudo funcione da melhor maneira possível.

Muitos fatores podem comprometer uma boa imunidade, alimentação, estresse, hábitos de vida. Vão aqui algumas dicas de como fortalecer seu sistema imune: 1- Não fume. A fumaça e as demais substâncias inaladas são considerados como patógenos pelo organismo, além da excessiva produção de radicais livres o que compromete e sobrecarrega o sistema imune;

2- Álcool. Apesar de não existir parâmetros seguros para consumo de álcool, moderação é a palavra-chave. 6 long necks, 1 garrafa de vinho, 4 drinks, podem ser considerados na semana. O excesso além de gerar depressão no sistema nervoso central gera agressão ao intestino, que por sua vez é um poderoso órgão com ação imunológica;

3- Sono. Não prive seu sono, porque uma noite mal dormida acarreta em vários mecanismos de estresse o que pode acarretar numa situação de #imunodepressão;

4- Estresse. Se seu dia a dia é corrido e tumultuado, tire um tempo para organizar as coisas na cabeça. 15 minutos de qualidade já podem ajudar, um momento de prazer, seja atividade física, meditação, tocar um instrumento musical... O manejo do estresse é um aliado para manter a saúde mental e a #imunidade em dia.

5- Alimentação: a alimentação é a grande chave para proporcionarmos recursos ao organismo, é a partir de uma boa alimentação que entregamos ao corpo subsídios para que as células dos sistema imune atuem adequadamente, assim você pode ter como parâmetros alguns alimentos para ter na sua rotina alimentar:

6- Atividade física: a prática de atividades regulares, pelo menos 20 min diários, proporciona melhoria do estresse, redução dos radicais livres e melhoria nos aspectos gerais metabólicos, o que também proporciona uma melhor imunidade;


- Hidratação: Manter o organismo hidratado é pré requisito básico para manutenção de todas as atividades do corpo. Bioquimicamente falando, tudo acontece em meio aquoso só isso já seria motivo suficiente, porém o muco que reveste o sistemana respiratório e intestinal é basicamente água e por sua vez esse muco atua como barreira física contra infeções. Recomenda-se beber de 40ml para cada quilo por dia, ou seja uma pessoa de 70kg precisaria ingerir aproximadamente 2800ml de água por dia.

- Evite dietas restritivas: essas podem gerar um quadro de estresse no seu início e por sua vez reduzir a imunidade, sobretudo dietas restritas em carboidratos; - Fibras e probióticos: alimentos integrais, frutas, verduras e legumes são fontes de fibras, probióticos são bactérias benéficas ao nosso corpo, que são encontradas naturalmente em alguns alimentos, uma dieta rica em comida de verdade já proporciona que esse equilíbrio se faça e assim faça com que o intestino funcione adequadamente absorvendo, eliminado e protegendo o organismo contra ataques de patógenos intestinais.

- Vitamina A: Leite integral, iogurte integral natural, queijo minas e curados, cenoura, mamão, manga e ovos são ótimas fontes dessa vitamina. Atuando diretamente sobre as mucosas (paredes respiratórias e intestinais) o retinol proporciona proteção das atividades do sistema imune;

- Vitamina C: auxiliam na prevenção e até na atenuação dos sintomas da #gripe comum. Além das frutas algumas verduras também são ricas nessa vitamina. Laranja, limão, abacaxi, acerola, salsinha e pimentão são excelentes fonte de Vitamina C.


- Vitamina E: Presente principalmente em ovos, castanhas, nozes e azeite, favorece incremento da resposta imune, proporcionando redução na recorrência de #infecções;

- Zinco: Peixes, carnes e nozes. Mineral fundamental ao funcionamento das células imunes, bem como reparação e #cicatrização das células.

Trocando em miúdos, rotina saudável, bons hábitos de vida, comer comida de verdade, frutas, verduras e legumes em quantidades adequadas.

Carlos Eduardo Santana

Nutricionista Esportivo Ortomolecular

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