Buscar
  • Dr Carlos Eduardo Santana

Alimentação - Emagrecer e permancer magro.

“Doutor, quero secar e ganhar músculo”. – Talvez essa seja a alegação mais comum no meu dia a dia de consultório. Será que é impossível?

A resposta é bem simples, não é impossível, entretanto existe um caminho a ser percorrido. Emagrecer de certa forma entra numa linha que normalmente todos aqueles que já tentaram já traçaram, gastar mais do que consumir. A fórmula é simples, mas por que as pessoas não conseguem emagrecer?


Algumas hipóteses:

1- Desejam resultados milagrosos, não levam em consideração o tempo que levaram para adquirir o peso que desejam perder, e não se dão conta de que o corpo humano possui memória celular; ela é responsável por você emagrecer 10kg em apenas 1 mês e engordar 12kg no mês seguinte;

2- Não levam em consideração seu estilo de vida, rotina e hábitos. Espelham-se em gurus, blogueiras e divindades que não estão inseridas na mesma realidade, impõe a si METAS IMPOSSÍVEIS em um estilo de vida que não lhe pertence. Exemplo: Acredita que somente irá emagrecer se comer quinoa, gojiberry e leite de amêndoa. Imagine esse cardápio impostos a um nordestino que come cuscuz, cajá e leite de vaca, jamais terá adesão;

3- Ignoram o fator social da comida, aprendem que macarrão é do mal e chuchu é do bem, mas não gostam de chuchu.

Sendo assim, explico ao paciente que o processo de emagrecimento é relativamente simples, difícil é a conscientização. Conscientização essa que passa pelo entendimento da necessidade de adquirir (resgatar) uma boa relação com a comida de verdade, frutas, verduras e legumes, porque esses tipos de alimentos foram os responsáveis pela nossa evolução enquanto "animais humanos", adquirida a consciência o processo de emagrecimento será completo, EMAGRECER E PERMANENCER MAGRO.

Permanecer magro é o segundo desafio da nutrição (não necessariamente do nutricionista), que é a manutenção dos novos hábitos adquiridos e a não declinação às facilidade do cotidiano. Instaurado esses pilares fundamentais, pronto COMIDA SERÁ SEMPRE PONTO DE FELICIDADE.

Ponto de felicidade porque comida é social, começa na mãe amamentando seu filho, passa por momentos de alegria, carinho, tristezas, mas sempre entre pessoas. Quando estabelecido uma boa relação com a comida de verdade também estabelecemos uma boa relação com a PIZZA, LASAGNA, X-TUDO... Quem vive na regra pode se dar ao luxo da exceção.

Emagrecer requer rotina, FAZER A MESMA COISA TODOS OS DIAS, com qualidade, com vontade de adquirir bons hábitos e respeitando sua individualidade, sem demonizar nem supervalorizar um determinado alimento.



Carlos Eduardo Santana

Nutricionista Esportivo Ortomolecular


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo