- Dr Carlos Eduardo Santana
O que é a Nutrição Esportiva e para quem é?
Atualizado: 13 de Ago de 2019

Nutrição esportiva é o somatório dos conhecimentos em nutrição, fisiologia, bioquímica e esporte empenhados para o aumento de performance de atletas e esportivas (desportistas) amadores.
Cada tipo de atividade física requer uma resposta metabólica específica, saber a forma como o músculo é demandando, o tempo de duração da atividade e o tipo de performance necessária são primordiais para traçar os planos alimentares.
Quando falamos em performance, pensamos em atletas como Usain Bolt, Arnold Schwarzzeneger e José Aldo, mas performance também se aplica aos mortais que desejam nadar com mais fôlego, correr em menos tempo, malhar e ganhar massa muscular, reduzir percentual de gordura e outras situações cotidianas.
A maioria dos pacientes que buscam meu auxílio são os esportistas amadores, com desejos simples como hipertrofia muscular (ganho de massa magra), redução do percentual de gordura para fins estéticos e de saúde e também aqueles que praticam atividades menos convencionais como ciclismo e maratonas.
Dessa forma a nutrição esportiva se aplica a praticamente todos os públicos que desejam equilibrar atividade física e alimentação.
Entender que o balanceamento entre quantidade calorias (energia) e sua distribuição em macro nutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras) se faz importante para determinar o tipo de rendimento desejado e nesse ponto a nutrição e o nutricionista esportivo tem capacidade de intervir de modo positivo a entregar o resultado desejado.
Além da parte que nos relacionamos diretamente com o nosso principal instrumento de trabalho os alimentos, contamos também com os suplementos alimentares. A suplementação ela se soma ao alimento entregando ao organismo substratos e elementos que atuarão diretamente no aumento de desempenho, cada suplemento possui uma atividade específica, por isso não deve utilizar aleatoriamente.
A nutrição esportiva é um ambiente vasto que se extende a todos aqueles que fazem atividades e procuram melhorias, faz necessário acompanhamento de nutricionista para que seja otimizado o processo e para que, sobretudo, não seja utilizados alimentos e suplementos alimentares de maneira equivocada.
Alimentação, hidratação, descanso e treino, são os pilares da nutrição esportiva!
Carlos Eduardo Santana
Nutrição Esportiva Ortomolecular.