Buscar
  • Dr Carlos Eduardo Santana

O que você precisa saber sobre o Whey Protein:

Atualizado: 29 de Out de 2018




Para início de compreensão, é necessário saber que o whey protein é um suplemento/alimento natural, obtido a partir do soro do leite (whey em inglês) de vaca, e por um processo de filtragens , surgem os 3 tipos básicos de Whey protein:

Whey protein concentrado (WPC)- é a primeira apresentação oriunda do soro do leite, propriamente dito, um suplemento de excelente concentração de proteína, mas que também apresenta quantidades de carboidratos como LACTOSE, sendo assim, ele é considerado o whey menos puro, e por conter até 20% de carboidrato, sua absorção não é a mais acelerada. Ainda assim é um excelente suplemento, sua administração dependerá conduta e necessidade ao longo do dia.


Whey protein isolado (WPI) – após a obtenção do WPC, etapas sequententes de filtragem ocorrem para que seja obtido o whey protein isolado, considerado o tipo de whey protein mais puro por variar entre 95 e 100% de pureza, proteínas apenas, assim sendo, sua absorção é mais rápida em relação ao WPC e da maioria das outros suplementos protéicos, como albumina, caseína, proteína do arroz e proteína da ervilha.


Whey protein hidrolizado (WPH) – basicamente possui as mesmas características do WPI, a maior diferença encontra-se na velocidade da absorção. Como o próprio nome sugere, é uma proteína quebrada em unidades menores, que por sua vez proporciona maior disponibilidade de aminoácidos na corrente sanguínea, viabilizando melhorias na recuperação e hipertrofia muscular.


Dito tudo isso, fica fácil entender que o Whey protein é um suplemento ímpar e que, por se tratar de um alimento limpo, normalmente não possui riscos à saúde, mas será que somente praticante de atividades físicas e atletas podem tomar whey protein?


A resposta é simples, não, whey protein atua de várias formas, veja abaixo:


Devido a sua composição de aminoácidos (menores unidades da proteína), atua na redução da inflamação subclínica crônica, assim reduzindo o catabolismo (perda) muscular, podendo ser utilizado por pacientes idosos, com sarcopenia e desnutrição proteico calórica.


Ao reduzir a inflação, pode promover redução da pressão arterial, assim melhorar o prognóstico do tratamento de doenças como Hipertensão Arterial, hipertrofia ventricular (coração grande) possibilitando maior aporte de oxigênio e nutrientes para as células.


No interior das células, os BCAA contidos no whey, em decorrência do seu potencial ergogênico, atuam aumentando a expressão celular dos receptores de insulina, dessa forma pode ser um grande aliado no tratameno da diabetes mellitus tipo II.


Mitos e fatos:


Whey é um suplemente alimentar, não é anabolizante apesar de ser anabólico;

Pode ser consumido por qualquer pessoa. Crianças, idosos, gestantes, salvo em situações de alergia aos compostos do leite e orientações específicas;

Não consigo parar parada fazer uma refeição sólida entre as grandes refeições, posso utilizar Whey? Pode sim, garanto que será melhor que qualquer achocolatado, e tará uma refeição rica em nutrientes.

Só funciona se for tomado logo após o treino? Não, a janela de oportunidades anabólicas pode durar até 24h, o momento de administra deve estar traçado na estratégia alimentar.

Somene a musculação requer suplementação de whey protein? Não, uma das funções do whey é fornecer subsídios e substratos para o anabolismo e, sobretudo para a recuperação muscular, portanto qualquer atividade de alta requisição física pode se beneficiar.

Os benefícios são muitos, a lista é grande, mas para que utilize a forma adequada de Whey no momento oportuno é necessário a orientação do nutricionista, a utilização aleatória pode não surtir o efeito desejado.



23 visualizações

Tijuca – Shopping Tijuca
Av. Maracanã, 987. Torre 3, Sl. 803
Tel.: (21) 3492-3468 / 99563-2680

Barra – Shopping Downtown
Av. das Américas, 500. Bl. 20, L. 130
Tel.: (21) 3492-3468 /
99563-2680

  • Cinza ícone do YouTube
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Niterói – Icaraí
Rua Gavião Peixoto, 124. Sl. 1601
Tel.: (21) 3492-3468 /
99563-2680

Vila da Penha
Praça Aquidauana, 30 – 3º Andar
Tel.: (21) 2481-5884 / 3455-6461 /

99869-9921

© 2018 por Carlos Eduardo Santana.